Como formatar o PC – Dicas, Backups e Informações

Como formatar o PC - Tire todas elas neste artigo tutorial para você reiniciar sua máquina e tornar seu PC rápido novamente mantendo todos os seus arquivos.

Muitas vezes o nosso computador apresenta um problema que é praticamente impossível de resolver, ou está precisando mesmo de uma reforma geral devido a lentidão e vírus que estão no PC. Nessas horas, a formatação é o procedimento indicado para deixar o seu sistema operacional funcionando novamente e o PC voltar a rapidez que já foi um dia.

Formatar meu computador – Simples mas demorado

Para completar a formatação você perderá algum tempo, por isso a primeira medida a ser tomada é reservar uma tarde para isso. Depois, essencial para que você não perca todos os dados que você acumulou na sua máquina, como músicas, vídeos e fotos de família, faça um backup de todas as informações. Para isso há um procedimento do Windows que salva todas as informações em um CD ou DVD automaticamente. Mas a forma mais fácil e eficiente que você pode usar para o backup é selecionar os arquivos que você quiser que sejam salvos, e gravar manualmente no cd ou dvd. Isso já ajuda a limpar as suas bibliotecas, já que acumulamos muitas coisas inúteis no nosso HD, como arquivos de programas que nem foram instalados, pastas de jogos que já deletamos etc. Então, escolha com cuidado os arquivos importantes e salve-os na mídia removível. Se preferir, é muito mais fácil hoje em dia fazer esse backup em pendrives ou HDs externos. Para facilitar, busque um software que auxilie nesse backup, se preferir(http://goo.gl/XpqVA).

Após esse backup, não esqueça de salvar também os drivers que estão instalados no sistema operacional. Se você comprou o seu computador recentemente, é provável que você tenha um CD de drivers em algum lugar guardado. Mas se você não sabe onde ele está, ou se esse CD nunca existiu, você terá que entrar(após a formatação) no site do fabricante do seu computador e buscar por lá os arquivos de instalação de drivers. Se preferir, há programas que fazem o backup dos drivers automaticamente (http://goo.gl/fQSU).

Depois de feito o backup dos seus arquivos, você poderá iniciar o processo de formatação do PC. Neste passo você precisará de um CD ou DVD de instalação do sistema operacional que desejar (Windows ou Linux). Caso tenha comprado o sistema operacional separado do computador, ele já estará com você. Senão, terá que comprá-lo em algum lugar que vende o sistema operacional. Se você tiver a chave de ativação do sistema operacional, ou o número de série, os CDs ou DVDs de barracas e camelôs servem também. Insira o CD ou DVD, feche a abertura automática da mídia e reinicie o computador. Na reinicialização, pressione F8 para ir às opções de boot. Escolha o boot pela mídia de instalação, e a formatação ocorrerá automaticamente. Lembramos apenas que no Windows 8 há opções de formatação e restauração do sistema sem qualquer necessidade de backups ou de CDs.

Após este processo, você terá uma série de passos a seguir, onde na maioria das vezes é só clicar em avançar. Após a instalação do PC você deverá instalar os drivers.

Drivers são aplicativos que fazem o software reconhecer o hardware (placa de vídeo, placa de som, placa mãe e etc). Assim você fará com que o sistema operacional utilize de toda a capacidade de sua máquina.

Caso não tenha os drivers em mãos (cd de instalação das placas) e tiver instalado um Windows versão mais recente, você primeiramente deverá instalar a placa de rede (wireless ou cabeada, tanto faz). Neste primeiro momento você já deverá ter em mãos o driver desta placa. Caso não tenha, você deverá procurar pela marca e modelo de sua placa fisicamente e baixar o driver em outra máquina que possua internet.

Depois de instalar a placa de rede, vá no painel de controle e clique em gerenciador de dispositivos. Depois clique no item que estiver com um ponto de exclamação amarelo com o botão direito o mouse, depois clique em atualizar driver. (como na figura a seguir).

Instalar novo Hardware

Instalar novo Hardware

Siga os procedimento que o Windows lhe passar. Clique na primeira opção que aparecer na tela (de cima para baixo) e o windows irá pesquisar na internet drivers atualizado desta sua placa.

A partir daí é com você. Você deverá reinstalar os softwares que possuía instalado anteriormente em seu PC. Viu como formatar um PC não é um processo tão difícil? Boa sorte com sua “nova máquina”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *