Limpar PC – Limpeza física e de software de sua máquina

Limpar o PC - Faça a manutenção do seu PC preventivamente para evitar problemas futuros. Aprenda como funciona a limpeza do PC interna e externamente.

Quer fazer uma faxina geral em sua máquina? Vamos dar dicas de como limpar seu PC lógica e fisicamente. A limpeza física é fundamental para o bom funcionamento dos softwares instalados no PC. Então a faxina sempre deve ser completa. Tanto na parte do hardware quanto na área lógica de software.

Limpar o PC Fisicamente (hardware)

Vamos Limpar o PC por fora, fisicamente. Com aquela limpeza do paninho. Veja as dicas de como fazer a limpeza física (externa e interna).

A parte interna do PC pode ser limpa e diversas formas. Se você não possui conhecimento sobre o funcionamento das peças, não se preocupe. Abra a tampa externa do gabinete do seu PC e passe um aspirador de pó para tirar toda a poeira. De preferência um aspirador pequeno para tirar o máximo da sujeira. Se você tiver um álcool isopropílico, pode jogar nas peças (cuidado, o PC deve estar desligado) sem a menor preocupação, ele fará uma boa de uma limpeza nas peças e aumentará a vida útil delas.

Para a área externa do seu PC, a limpeza pode ser feita com qualquer material que achar que limpe melhor. Existem pastas que tiram até mesmo o amarelado do PC, mas aí é pessoal e você pode ficar livre para escolher o melhor produto de limpeza para passar. Evite algo líquido que possa cair dentro do PC e danificar algum eletrônico.

Limpar o PC Logicamente (software)

Se você quer Limpar o PC pois está com problemas de lentidão ou sem espaço existem diversos programas que podem te ajudar neste processo. Alguns removerão os “restos” dos programas que ficaram pelo caminho. Aqueles que já foram instalados e desinstalados e continuam com seus resquícios fazendo com que o PC fique lento. Outros farão ajustes no seu Windows para fazer com que ele seja otimizado e abra mais rapidamente.

Limpeza do PC

Limpeza do PC

  • Mantenha seu Sistema operacional atualizado. A atualização do sistema operacional (Windows ou linux ou IOS) faz com que seu PC funcione mais rápido em muito dos casos pois recebe atualizações e falhas de segurança do desenvolvedor. Eles estão sempre buscando soluções e resolvendo problemas de vários tipos.
  • Utilize o desfragmentador do Windows – Se estiver utilizando Windows 8 ou mais recente, vá no painel principal do Windows (apertando o botão do teclado “janelinha” e escreva “desfragmentar”. Clique na primeira opção e avance selecionando o HD onde está instalado o Windows. Quando um software é instalado no PC ele instala em diversos pedaços do HD. O desfragmentador irá juntar estes “pedaços” fazendo com que as informações sejam encontradas mais rapidamente.
  • Registro Limpo. Os registros são onde ficam as chaves de todas as aplicações instaladas. Utilize o CCleaner para limpar o registro o seu Windows, removendo registros desnecessários e até mesmo de vírus de sua máquina (que nem mesmo alguns antivírus conseguem identificar).
  • Antivírus atualizado. Por último e não menos importante, você deve manter um antivírus atualizado em sua máquina para evitar que pragas entrem em seu PC e torne-o inseguro.

Limpar o PC exige um bom esforço mas é necessário para que seu trabalho seja sempre seguro e não dê problemas naqueles momento super importantes em que você mais precisa dele. Limpar PC fisicamente (hardware) e logicamente (software) muita das vezes só são lembradas quando dão problemas. Evite este tipo de transtorno. A manutenção preventiva é muito importante e evita muitas manutenções corretivas, onde você irá precisar de um técnico as pressas para te auxiliar. Além de ter que gastar dinheiro com o técnico de informática para Limpar o PC.

Caso seu PC não dê respostas, você pode ler nosso artigo sobre como formatar o PC, que lhe auxilia na reinstalação do seu PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *