Onde conseguir um Atestado Médico – Informações Grátis

Atestado Médico - saiba como e onde conseguir um atestado médico honestamente em caso de doença ou problemas de saúde que o impeça de trabalhar.

Um atestado médico é documento como qualquer outro, é uma recomendação médica sobre seu estado atual de saúde e da capacidade de seguir normalmente a sua vida cotidiana seja pra ir à escola ou ao trabalho.

Ele pode ser feito por causa de um mal estar passageiro ou para situações bem mais complicadas como pequenas cirurgias e indique que você precisará se ausentar por um determinado período de tempo de suas atividades habituais.

Nunca se esqueça que…

Vale lembrar que um atestado médico é um documento sério e que você só deve lançar mão dele em casos estritamente necessários. Até porque, mentir para seu médico para conseguir um atestado não é tão simples como parece.
Se você não está de fato sentindo nada e só quer dar um tempo de trabalho e inventar alguma coisa, vai ter que ser bom em teatro, pois se inventar uma dor, o médico vai perguntar que dor é essa, há quanto tempo você está sentindo ela e mais uma penca de indagações que acabarão por fazer você mais cedo ou mais tarde cair em contradição.

Porque todas as suas perguntas vão ser encaixadas no raciocínio medico e se as informações que você estiver dado a ele não baterem, o medico vai acabar desconfiando e vai fazer outras perguntas que vão deixar o mentiroso cada vez mais enrolado, ficando assim um clima bastante chato e constrangedor dentro do consultório, quando a mentira for descoberta.

E pode acreditar, o médico vai descobrir que tudo não passa de uma grande farsa. E se ainda bancar o esperto e só pedir o atestado médico no final da consulta, só vai ganhar o tempo da consulta que você passou ali e no máximo um pedido de exame.

Atestado Médico de trabalho

Atestado Médico de trabalho

Se você precisa de alguns dias para resolver alguns problemas pessoais é melhor ser sincero com seu empregador do que passar essa baita vergonha na frente de um profissional de saúde que deixou de atender outros pacientes que realmente precisavam de seus cuidados para ouvir a sua balela que não deu em nada, não acrescentou nada nem a você e muito menos a ele.

E o caso é mais sério e recorrente do que se imagina. Postos médicos ficam lotados todas as segundas-feiras e terças-feiras com pessoas que se excederam nas atividades do fim de semana e agora não estão em condições de exercer as suas atividades habituais e precisam justificar isso junto ao seu empregador para que não percam dinheiro ao serem descontadas as suas faltas.

O perigo de se conseguir um atestado por meio de informações duvidosas

Porém deve-se ter em mente que atestado médico não é pra ser utilizado indevidamente sem quantidade de apresentações.
Quando algum funcionário começa a apresentar atestados freqüentes num período inferior a 15 dias, a empresa poderá somar esses dias todos dados pelos atestados médicos e encaminhar o empregado a Previdência Social, e o que o espertinho do funcionário achou que ia facilitar á vida dele, na verdade vai virar uma bola de neve e ele poderá ser surpreendido por um encostamento por doença. Olha só o transtorno!

Se durante um período de 30 dias, o funcionário apresentar vários atestados que somem 15 dias de afastamento, a legislação trabalhista determina ser obrigação de a empresa pagar, ficando os 23 dias restantes a encargo do INSS por conta de auxílio doença e se essas ausências ainda forem mais quantitativas, a empresa fica desobrigada do pagamento e o empregado vai ser encaminhado à perícia.

Então… o que seria umas faltinhas justificadas por um suposto atestado se torna um acontecimento sem proporções que fogem ao controle da pessoa, que mesmo arrependida não poderá mais voltar atrás.

Comprovada a incapacidade após a perícia do INSS, o empregado terá o contrato de trabalho suspenso e passará a receber o auxílio-doença. Porém se nada ficar comprovado e a farsa for descoberta, o empregado será obrigado a retornar ao trabalho, não podendo mais apresentar atestados frios, sob pena de advertências, suspensões (não remuneradas, é claro) e até a demissão por justa causa.

Quando posso ter um atestado médico?

Além de em todos os casos que já sabemos, é utilizado quando comparecemos a uma consulta, seja de rotina ou que precise para confirmar uma incapacidade para o trabalho. O médico emitirá uma declaração de que o paciente esteve sob seus cuidados num determinado período de tempo durante aquele dia.

É um direito seu obter esse tipo de documento, ou declaração que um atestado médico lhe confere e é seu dever apresentá-lo ao seu empregador como justificativa de sua ausência do trabalho, ok? Me conte abaixo o que você acha sobre isso e se você gostou do post de hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *